Participação Popular

13/05/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

13/05/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Dependência digital

As pessoas passam cada vez mais tempo em seus smartphones, ou seja, os celulares com tecnologia de acesso à internet. Utilizados para trabalhar ou enviar ou receber mensagens de texto e voz, acessar as redes sociais dos grupos de whatsapp, twitter, facebook e instagram, quase ninguém consegue ou quer largar o aparelho, que se tornou o principal meio de acesso à Internet no Brasil, segundo o IBGE. Mas esse comportamento pode virar um transtorno quando a falta de controle passa a afetar o indivíduo a ponto de prejudicar os relacionamentos, a rotina e a saúde. Um desses problemas é a “nomofobia”, distúrbio da era digital que causa ansiedade e medo diante da possibilidade de ficar sem o celular. A palavra tem origem na junção da expressão em inglês no-mobile com a palavra fobos.

No Participação Popular vamos saber como o uso excessivo de celular pode prejudicar a saúde, especialmente dos adolescentes.

Convidados:

1-Luiz Fernando Marques  – médico de saúde pública do Adolescentro – Serviço de Saúde Mental da secretaria de Saúde do DF (atende jovens de 12 a 18 anos)

2- Thiago Blanco - médico psiquiatra da infância e adolescência

Por Skype (de São Paulo): André Senador – jornalista e autor do livro “Nomofobia 2.0 e outros excessos na era dos relacionamentos digitais”.

Esse programa vai ao ar na segunda-feira, ao vivo,das 13h às 14h,na TV Câmara,no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e o no canal da Câmara no YouTube

Comentários e perguntas podem ser feitos pelo telefone 0800-619-619, por e-mail para participacaopopular@camara.leg.br , pelo WhatsApp no número (61) 99620-2573 ou pelo chat do YouTube e Facebook da Câmara dos Deputados, que farão transmissão simultânea com a TV Câmara.

Apresentação: Fabrício Rocha / Direção: Iroã Simões / Reportagem: Haymone Neto (TV Alepe)

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES