Participação Popular

06/05/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

06/05/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Ensino médio em tempo integral

O Plano Nacional de Educação (PNE) foi aprovado em 2014 pelo Congresso Nacional, com a finalidade de direcionar esforços e investimentos para melhorar a qualidade de educação do Brasil em até 10 anos. Entre as metas do PNE está a frequência de todos os jovens entre 15 e 17 anos no ensino médio e a elevação de taxas de matrículas para 85%. Até o ano de 2024, metade das escolas públicas devem oferecer jornadas de no mínimo sete horas. A educação integral pode propiciar oportunidades de aprendizagem com atividades artísticas, culturais, esportivas, científicas e tecnológicas, com base em projetos pedagógicos, além de oferecer alimentação, segurança e apoio ao aluno no ambiente escolar.

Em um seminário realizado recentemente na Câmara dos Deputados, especialistas e parlamentares concordaram que o ensino médio em tempo integral contribui para melhorar os indicadores de educação. Mas o custo por aluno ainda é uma das maiores dificuldades para se chegar a todas as escolas.

No Participação Popular vamos saber como funcionam as escolas que oferecem ensino médio em tempo integral, quais as dificuldades e resultados após a implantação: vamos ouvir alunos, educadores e diretores. Você também pode opinar!

Esse programa vai ao ar na segunda-feira, ao vivo,das 13h às 14h,na TV Câmara,no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e o no canal da Câmara no YouTube

Comentários e perguntas podem ser feitos pelo telefone 0800-619-619, por e-mail para participacaopopular@camara.leg.br , pelo WhatsApp no número (61) 99620-2573 ou pelo chat do YouTube e Facebook da Câmara dos Deputados, que farão transmissão simultânea com a TV Câmara.

Para esse programa confirmaram presença os seguintes convidados:

1 - Amélia Moura Nakao - diretora da Educação Integral da Secretaria de Educação do DF; 

2 - Tassia de Souza Cruz - professora da Escola de Políticas Públicas da FGV - Brasília / Diretora de conhecimento e pesquisa do D3e - Dados para um Debate Democrático em Educação;

3 - Participação do deputado federal - Danilo Cabral  (PSB-PE),  ex-secretário de Educação do Estado de Pernambuco e integrante da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados; 

4 - Link em Recife, Pernambuco, na Erem Nóbrega (escola de referência em ensino médio).

Apresentação: Fabrício Rocha / Direção: Iroã Simões / Reportagem: Haymone Neto (TV Alepe)

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES