Participação Popular

29/04/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

29/04/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

A agonia dos rios brasileiros e o saneamento básico

O Brasil tem mais água doce que qualquer outro país, 12% do volume total do planeta. Isso cria a falsa impressão de que a água que consumimos é abundante e inesgotável, já que todos os grandes rios brasileiros que desaguam no mar sofrem as consequências da poluição.

De norte a sul, todos os tipos de dejetos são despejados nos rios: do esgoto e lixo doméstico aos produtos químicos das indústrias ou mineradoras.

De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), menos da metade (42,6%) dos esgotos do país é coletada e tratada. Apenas 39% da carga orgânica gerada diariamente é removida pelas Estações de Tratamento de Esgoto existentes, antes dos efluentes serem lançados em rios, lagos ou represas. Do total de municípios, 70% não possuem uma estação de tratamento.

A falta de saneamento básico reflete a baixa qualidade de vida de milhões de pessoas e a exposição a doenças provocadas pela contaminação da água. A poluição dos rios causa a morte de peixes, fonte de alimento e renda para boa parte da população e de outros seres vivos que deles dependem. Em áreas metropolitanas, o desequilíbrio entre o consumo e capacidade dos reservatórios causa a escassez de água potável.

Esse programa vai ao ar na segunda-feira, ao vivo,das 13h às 14h,na TV Câmara,no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e o no canal da Câmara no YouTube

Comentários e perguntas podem ser feitos pelo telefone 0800-619-619, por e-mail para participacaopopular@camara.leg.br , pelo WhatsApp no número (61) 99620-2573 ou pelo chat do YouTube e Facebook da Câmara dos Deputados, que farão transmissão simultânea com a TV Câmara.

Para esse programa confirmaram presença os seguintes convidados:

1 - Sérgio Ayrimoraes - superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA);

2 - Maria do Carmo Zinato - presidente do Instituto Brasileiro de Estudos e Ações em Saneamento Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos (IBEASA);

3 - Link na Câmara dos Deputados como deputado federal Edmilson Rodrigues (PSol-PA), ex-prefeito de Belém do Pará;

4 - Por Skype, de São Paulo - Pedro Scazufca - pesquisador do Instituto Trata Brasil, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Apresentação: Fabrício Rocha / Direção: Iroã Simões / Reportagem: Cláudio Ferreira

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES