Participação Popular

08/04/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

08/04/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

O desaparecimento das abelhas

Somente nesse ano, mais de 400 milhões de abelhas foram encontradas mortas por apicultores no Rio Grande do Sul. O fenômeno também acontece em outros estados no Brasil e no mundo. Isso não afeta apenas a produção dos diferentes tipos de mel, já que os insetos são responsáveis pela polinização da maior parte das plantas que existem. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), 75% dos cultivos destinados à alimentação no mundo dependem das abelhas, que também têm capacidade de aumentar o rendimento das colheitas.

Existem mais de 20 mil espécies de abelhas no mundo e uma estimativa de 3 mil espécies só no Brasil. Entre as razões para o desaparecimento estão o uso de agrotóxicos; a perda dos habitats devido ao uso da terra, parasitas que atacam as colônias e as mudanças climáticas.

Culturas como as da maçã, morango, laranja, melão, melancia, castanha, pepino, algodão, castanhas, abóbora, entre várias outras, dependem diretamente da polinização feita pelas abelhas.

Assista e participe desse programa. Ele vai ao ar na segunda-feira, ao vivo, das 13h às 14h, na TV Câmara, no portal Câmara Notícias e o no canal da Câmara no YouTube.

Comentários e perguntas podem ser feitos pelo telefone 0800-619-619, por e-mail para participacaopopular@camara.leg.br , pelo WhatsApp no número (61) 99620-2573 ou pelo chat do YouTube e Facebook da Câmara dos Deputados, que farão transmissão simultânea com a TV Câmara.

Para esse programa confirmaram presença os seguintes convidados:

Carmen Pires - pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, especialista em ecologia de insetos;

Rodrigo Justus - assessor da Comissão de Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA);

Carlos Alberto Bastos - presidente APIDF - Associação Apícola do Distrito Federal;

Por telefone: Rodrigo Agostinho (PSB/SP), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;

Apresentação: Fabrício Rocha / Direção: Iroã Simões / Reportagem: Marcelo Westphalem

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE