Participação Popular

10/12/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

10/12/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Como é o comportamento das crianças e adolescentes superdotados?

Quem nunca ouviu falar que Leonardo Da Vinci, Beethoven, Einstein, Pelé, e outros que se destacaram ao longo da História, foram gênios em suas áreas de conhecimento? Mas eles teriam conseguido desenvolver suas aptidões se não tivessem oportunidade?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que de 3% a 5% da humanidade se encaixa no perfil de superdotação, mas esse número pode ser maior. Ele não leva em conta as múltiplas inteligências, que pode ser corporal, musical ou artística, não apenas a intelectual, e que pode representar até 20% da população brasileira. Criativos, com habilidades acima da média e envolvidos com a área de interesse, ao mesmo tempo são como diamantes brutos que precisam ser lapidados. A criança com comportamento de superdotação nem sempre encontra campo para o desenvolvimento potencial de suas habilidades e muitas vezes perde o interesse na escola, sofre preconceito e é incompreendida.

No programa Participação Popular, vamos saber como é o comportamento dessas crianças e adolescentes, quais os desafios de familiares e professores que lidam com suas necessidades educacionais e psicológicas.

Convidados:

- Jane Farias Chagas Ferreira - Professora do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento da UnB (Universidade de Brasília)
- Francisco Rocha Sales - professor da sala de Altas Habilidades da Secretaria de Educação do Governo do DF (Prof. De Ciências e Raciocínio Lógico da sexta série até o final do ensino médio)

Por telefone, de Curitiba/PR: Deputado Federal Alex Canziani-PTB/PR


Se você tem alguma dúvida, assista e participe desse programa. O Programa vai ao ar, ao vivo, das 13h às 14h, na TV Câmara, no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e o no canal da Câmara no YouTube.

Comentários e perguntas podem ser feitos pelo telefone 0800-619-619, por e-mail para participacaopopular@camara.leg.br, pelo WhatsApp no número (61) 99620-2573 ou pelo chat do YouTube e Facebook da Câmara dos Deputados, que farão transmissão simultânea com a TV Câmara.

Siga-nos também no YouTube e em outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES

Veja também