Participação Popular

05/12/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

05/12/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Violência financeira contra idosos

Um em cada seis idosos é vítima de algum tipo de abuso, de acordo com o estudo publicado no ano passado pela Organização Mundial de Saúde. Eles sofrem negligência, abandono, violência psicológica, maus tratos e violência financeira. A violência financeira ocorre principalmente quando a pessoa idosa se encontra numa situação de muita dependência e tem medo ou vergonha de apresentar queixa. Ela é caracterizada pela apropriação ilícita do patrimônio do idoso e pode ser realizada pelos próprios familiares, conhecidos e instituições. Muitas vezes, eles são coagidos para que assinem procurações, peguem empréstimos consignados, com desconto em folha, para quitar débitos ou comprar bens para filhos e netos. Além dos empréstimos, eles também acabam contraindo dívidas com financiamentos e cartões de crédito.

No Brasil, a população com idade igual ou superior a 60 anos é de 30,2 milhões,segundo dados IBGE,de 2017. O envelhecimento da população é uma tendência mundial.

Convidados:

- Rogério Ulson -Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos;

- Juíza Monize Marques - Coordenadora da Central Judicial do Idoso do TJDFT.

- Skype – Febraban  (São Paulo)

- Por telefone, de Santa Catarina: Deputada Federal – Carmen Zanotto – PPS/SC


Se você tem alguma dúvida, assista e participe desse programa. O Programa vai ao ar, ao vivo, das 13h às 14h, na TV Câmara, no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e o no canal da Câmara no YouTube.

Comentários e perguntas podem ser feitos pelo telefone 0800-619-619, por e-mail para participacaopopular@camara.leg.br, pelo WhatsApp no número (61) 99620-2573 ou pelo chat do YouTube e Facebook da Câmara dos Deputados, que farão transmissão simultânea com a TV Câmara.

Siga-nos também no YouTube e em outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES

Veja também

MAIS CONTEÚDO SOBRE