Participação Popular

12/11/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

12/11/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Obsessão estética

A obsessão pela beleza e a transformação do próprio corpo para conseguir um padrão estético caracterizam o nosso século. Homens e mulheres correm contra o tempo para atingir um ideal de perfeição, às vezes determinado pela mídia.

Muitas pessoas se submetem a tratamentos arriscados, com profissionais que não tem formação adequada para realizar procedimentos invasivos, como no caso das cirurgias plásticas, que no Brasil crescem a cada ano. Implante de silicone nos seios, lipoaspiração, abdominoplastia, cirurgia para levantar ou reduzir os seios encabeçam a lista de intervenções estéticas que mais fazem sucesso nos consultórios. Mas esse comportamento também pode causar problemas psicológicos que vão desde a baixa autoestima e depressão até situações de dismorfia corporal, ou seja, a insatisfação com a própria imagem, o que provoca a realização de cirurgias plásticas em excesso e transtornos alimentares como anorexia e bulimia.

Para algumas pessoas, um corpo perfeito não é necessariamente um corpo saudável.

Convidados:

- Tatiana Turini da Cunha, cirurgiã plástica - especialista e membro titular em cirurgia plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Associação Médica Brasileira. Membro Internacional da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS);

- Andreza Sorrentino, psicóloga – presidente do Conselho Regional de Psicologia do DF;

- Por Skype, de São Paulo – Denise Bernuzzi Sant’Anna, historiadora (PUC-SP), autora do livro A História da Beleza no Brasil;


Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.

Siga-nos também no YouTube e em outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES