Participação Popular

01/10/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

01/10/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Internet sem filtro - o que nossos filhos estão acessando?

Quando o assunto é internet, os brasileiros ocupam os primeiros lugares no mundo em acessos e ficam uma boa parte do dia on line. Segundo uma pesquisa da ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing- o nosso país é o segundo maior consumidor de vídeos da plataforma Youtube e os canais direcionados ao público infantil estão entre os mais vistos.

As crianças e adolescentes aprendem rapidamente a lidar com as ferramentas de diferentes equipamentos, seja no computador, tablet, celular ou TV, para jogar, fazer pesquisas ou interagir com grupos e acessar os canais dos “youtubers”. Os influenciadores digitais são os novos ídolos da garotada que acumulam milhões de seguidores e ganham dinheiro com likes e inscrições em seus canais. Muitos compartilham sua rotina, tutoriais de jogos, lançam desafios e ensinam todo o tipo de coisa. Mas nem sempre o conteúdo acessado por crianças e adolescentes tem controle de qualidade ou direcionamento de faixa etária. Alguns desses influenciadores reforçam preconceitos e comportamentos inadequados.

A internet é uma realidade que veio para ficar, então, como filtrar ou ensinar para as crianças e adolescentes a selecionar ou não acreditar em tudo o que é exibido na telona ou telinha?

Durante o horário eleitoral o programa vai ao ar, ao vivo, das 12h às 13h.

Convidados:

- Elen Cristina Geraldes - professora, doutora da Faculdade de Comunicação da UnB, doutora em sociologia, trabalha com políticas de comunicação e estuda o abandono da TV aberta pelas TVs comerciais e a violência on line;

- Thiago Blanco – médico psiquiatra da infância e adolescência;

Por Skype - Elis Monteiro - professora de marketing digital da FGV/RJ e Universidade Veiga de Almeida

Por telefone - deputada federal Josi Nunes (PROS-TO).

A repórter Vânia Alves faz entrevistas ao vivo no centro de Brasília.

Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.

Siga-nos também no YouTube e em outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES