Participação Popular

02/04/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

02/04/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Maus-tratos aos animais

Agressões, trabalhos forçados, falta de alimentação, abandono, privação de espaço e envenenamentos são alguns dos maus-tratos a que os animais estão constantemente sujeitos. Na lista das crueldades estão gatos, cachorros, burros, cavalos, coelhos, isso sem falar dos animais silvestres e de abatedouros, como os bois confinados nos porões dos navios do Porto de Santos, em São Paulo.

Neste ano, o Zoológico de Brasília perdeu o elefante Babu, com suspeita de envenenamento, e recentemente a girafa Yvelise, por complicações no intestino que estão sendo investigadas.

Não é incomum ocorrências em diferentes partes do Brasil que causam indignação ao serem denunciadas, algumas vezes com fotografias e imagens de celular, para demonstrar a negligência e até mesmo crueldade contra os animais. O que diz a legislação, como denunciar e qual a pena para quem maltrata os animais? E qual o papel das instituições na proteção da vida desses animais?

Convidados:

– Valéria Sokal, diretora da ONG Proanima;
– Anderson Joaquim dos Santos, médico veterinário da Diretoria de Vigilância Ambiental/DF (Dival/DF);
– Deputado Ricardo Izar (PP/SP), autor do projeto que dispõe sobre a natureza jurídica dos animais domésticos e silvestres (por telefone);
– Silvana Andrade, fundadora da Anda, Agência de Notícias de Direitos Animais (por Skype);

Participação especial da jornalista Kátia Abreu.

O repórter Paulo José Cunha faz entrevistas no centro de Brasília.

Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.

Siga-nos também no YouTube e em outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação – Fabricio Rocha

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE