Participação Popular

19/02/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

19/02/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Manutenção das edificações

Na primeira semana de fevereiro, três incidentes que ocorreram no Distrito Federal alertaram a população sobre a conservação das edificações nas cidades brasileiras. No dia 6 de fevereiro, parte de um viaduto cedeu no centro de Brasília e abriu uma cratera que ocupa duas pistas da via expressa que interliga a região norte-sul da cidade.

Dois dias antes, parte da mureta de proteção de outro viaduto, localizado na região sul da cidade, se desprendeu e caiu em outra via de grande fluxo de carros.
No mesmo dia, a laje de uma garagem de prédio residencial de Brasília cedeu e destruiu 25 veículos. Ninguém ficou ferido.

Especialistas alertam que o problema não é exclusividade de Brasília. Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife também sofrem com a falta de manutenção de pontes e viadutos ou com obras mal executadas. De quem é a responsabilidade pela manutenção de prédios públicos e privados nas cidades brasileiras?

Participantes:

– Luciene Pereira, auditora do TCU, diretora da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil e presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do TCU;
– Wilson Lang, engenheiro civil, presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia;
– Paul Procee, coordenador de Operações de Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial para o Brasil;
– Deputado Augusto Coutinho (Solidariedade/PE), engenheiro civil, autor do projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de vistoriais periciais e manutenções periódicas nas edificações constituídas por unidades autônomas, públicas ou privadas, em todo o território nacional.

Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.

Siga-nos também no YouTube e em outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Ginny Moraes

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES