Participação Popular

18/09/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

18/09/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Quem quer ser professor?

Estudo recente do Ministério da Educação (MEC) mostra que, até 2021, a quantidade de professores em condições de se aposentar chegará a 40% dos docentes do ensino médio.

Professores de matemática, química e até mesmo educação física estão entre os que devem “pendurar as chuteiras”.

Por outro lado, ainda de acordo com o MEC, o número de formandos nos cursos de licenciatura - ínfimo se comparado ao número de professores sem formação - diminuiu 16% num espaço de dois anos e não há garantias de que irão atuar nas escolas.

As maiores reclamações são os salários e a alta carga de estresse.

Afinal, o que precisa ser feito para evitar a falta de professores de ensino médio nos próximos anos? Esse é o tema do Participação Popular desta semana.

Os convidados são o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Jesualdo Pereira Farias; e a diretora executiva do Conselho Nacional dos Trabalhadores em Educação, Rosilene Correa Lima.

O deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), autor da PEC 20/2015, que institui o Magistério Público Nacional, participa do programa por telefone.

E a equipe do Participação Popular registra a opinião do público no Centro de Ensino Médio nº 1, localizado no Paranoá, em Brasília.

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE