Participação Popular

26/06/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

26/06/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Futuro do táxi

Seu celular pode ser usado para pagar contas, navegar na internet, fazer compras e até contratar serviços. Um exemplo: com um simples toque, o aparelho indica sua localização e conecta você ao motorista particular cadastrado que esteja mais perto. Você faz a corrida e a conta vai direto para o cartão de crédito. Parece um serviço de táxi, mas oficialmente não é.

Facilidade para o usuário ou concorrência desleal? Esse serviço deve ser exclusivo dos taxistas? É seguro utilizar um serviço não fiscalizado por autoridades? Enquanto taxistas reclamam e autoridades questionam a legalidade, os aplicativos com esse formato se multiplicam e ganham força.

O Participação Popular desta semana debate os caminhos do transporte nas grandes cidades.

Os convidados do programa são o coordenador da Comissão de Direito Digital do Ministério Público do Distrito Federal, Frederico Meinberg Ceroy; e o consultor legislativo da Câmara Federal e coordenador da área de Transportes, Trânsito e Desenvolvimento Urbano, Rodrigo César Neiva Borges.

O deputado Alfredo Kaefer (PSDB-PR), autor do pedido de audiência pública sobre o Uber; e o pesquisador do InternetLab Pedro do Carmo Baumgratz de Paula, que desenvolveu pesquisa global sobre o Uber, participam por telefone.

A presidente do Sindicato dos Permissionários de Táxis e Motoristas Auxiliares do Distrito Federal, Maria do Bonfim, concede entrevista ao programa direto de um shopping localizado na área central de Brasília.

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES