Participação Popular

29/05/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

29/05/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Mercado de trabalho para jovens

De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 500 mil jovens estão fora do mercado de trabalho, nas seis principais metrópoles brasileiras. A taxa de desemprego nessa faixa etária passou de 12,5% para 15,7%, entre março de 2014 e 2015. O fenômeno afeta segmentos socioeconômicos distintos: de um lado, a falta de perspectiva ameaça jovens bem preparados, com elevado nível de escolarização; na outra ponta, enfrentam o mesmo problema os jovens que sofrem as consequências da baixa qualidade da formação que receberam em escolas públicas.

Além da crise econômica, a falta de experiência também pesa na disputa por uma vaga - as empresas consideram que os jovens não têm habilidade, nem bagagem profissional para competir com profissionais mais maduros. Como abrir espaço no mundo do trabalho? Esse é o tema do Participação Popular desta semana.

Os convidados do programa são a gerente do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) no Distrito Federal, Mônica Batista Vargas de Castro, e o coordenador de estágio do Instituto Federal de Brasília, Fernando Antônio de Alvarenga Grossi. O relator do Estatuto da Juventude Benjamim Maranhão (SD-PB) participa do programa por telefone.

A equipe do Participação Popular registra também a opinião do público que passa pelo Conjunto Nacional Shopping, na área central de Brasília.

Apresentação - Carol Siqueira

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE