Participação Popular

20/03/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

20/03/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Diferença salarial entre homens e mulheres

No mundo inteiro, a maioria dos homens ganha mais que mulheres pelo mesmo trabalho que exercem e, segundo a Organização Internacional do Trabalho, serão necessários 70 anos para extinguir essa diferença.

No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nem o avanço da escolaridade das mulheres tem sido suficiente para romper com essa lógica. Ao contrário: na medida em que avança a escolaridade, a desigualdade de rendimentos por sexo aumenta.

Já o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) revela, em estudo, que o Brasil tem um dos maiores níveis de disparidade salarial entre 18 nações pesquisadas.

O Participação Popular discute a causa e a consequência dessa diferença salarial entre homens e mulheres e como reverter essa realidade brasileira.

Os convidados do programa são o presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), Lúcio Renó, e a engenheira eletricista da Redecom, Renata Miranda. O deputado Valtenir Pereira (PROS-MT), relator do PL 4857/2009 que cria formas de coibir e prevenir a discriminação contra a mulher no ambiente de trabalho participa por telefone. O programa mostra ainda uma entrevista feita com Ágda Óliver, proprietária da oficina Meu Mecânico, especializada em serviços de reparação automotiva para mulheres.

A equipe do Participação Popular entrevista também a população que passa pelo Conjunto Nacional Shopping, no Centro de Brasília.

O programa é apresentado na TV Câmara e na Rádio Câmara, às 18 horas, ao vivo.

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES