Participação Popular

14/01/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

14/01/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Terapias alternativas x medicina convencional

A medicina integrativa ou complementar, cujos tratamentos são conhecidos popularmente por terapias alternativas, já foi considerada crendice no passado e hoje é reconhecidamente eficaz. Tanto é que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda e estimula o seu uso e aqui no Brasil o Ministério da Saúde adotou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS), que recomenda ações e serviços relativos a essa medicina. Se antes os médicos não consideravam esses tratamentos, hoje há um movimento na Justiça para impedir os naturopatas de aplicarem, por exemplo, acupuntura. Você acha que a medicina alternativa deve ser exercida exclusivamente por médicos ou isso é corporativismo? Você considera esses tratamentos eficazes ou a medicina tradicional é o único caminho?

Convidados

Gianna Guiotti, médica psiquiatra

Marcelo Sartório, acupunturista

Deputado Giovani Cherini (PDT-RS), presidente da Frente Parlamentar das Práticas Integrativas em Saúde

Pedro e Nadja Coe, naturopatas do Bálsamo Spa Natural

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE