Participação Popular

24/10/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

24/10/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

As pesquisas eleitorais são úteis para o eleitor?

As eleições deste ano foram marcadas por uma disputa acirrada entre os candidatos, pela morte de Eduardo Campos, pela entrada na disputa de Marina Silva na corrida presidencial e por ataques violentos entre os concorrentes.

Veio o primeiro turno, e, com ele, uma surpresa: as pesquisas eleitorais, em muitos casos, passaram longe dos resultados. Nos estados da Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo e também na disputa pela Presidência da República, os números dos institutos de pesquisa divergiram bastante do resultado das urnas.

O episódio fez pensar sobre a validade das pesquisas eleitorais. Afinal, elas são úteis para o eleitor ou acabam induzindo a decisão sobre o voto? O que explica os erros nas pesquisas? O eleitor mudou o voto de última hora?

Nossos convidados são Marcus Caldas, diretor do Instituto Exata, e Jorge Oliveira, jornalista e profissional de marketing político.

E a sociedade participa espontaneamente das gravações no Farol da Barra, em Salvador, Bahia.

Apresentação — Paulo José Cunha

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE