Participação Popular

18/07/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

18/07/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Verdades e mitos sobre a Vitamina D

Nos últimos anos, tornou-se frequente ouvir que a falta de vitamina D já é uma pandemia. O uso continuado dos protetores solares e o trabalho em ambientes fechados estariam levando grande parte da população a apresentar déficit desse componente comprovadamente necessário para o endurecimento dos ossos.

Em São Paulo, estima-se que 77% da população apresenta o problema no inverno, índice que cai para 39% no verão. Isso ocorre porque a vitamina D só é metabolizada na presença do sol. Vinte minutos por dia no horário adequado seriam suficientes para garantir níveis necessários para ossos saudáveis.

Stock.xchng
Vitamina D - sol
Vinte minutos por dia de exposição ao Sol garantem a dose necessária de vitamina D

Mas, recentemente, uma corrente médica começou a defender que a vitamina D em altas concentrações teria também o poder de impedir a progressão e tratar a esclerose múltipla e outras doenças autoimunes. No início do ano, porém, a Academia Brasileira de Neurologia publicou consenso no qual afirma que não há comprovação científica dessa hipótese e que são necessários mais estudos.

Quem está com a razão? Será que a Vitamina D pode se tornar o remédio para doenças tão graves e incapacitantes como a esclerose múltipla? Ou será que essa é apenas mais uma esperança embalando médicos e pacientes?

Apresentação: Fabricio Rocha

Direção: Iroã Simões

Produção: Caio D'Archanchy

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES