Participação Popular
21/03/2014
Participação Popular discute saúde financeira de cursos de graduação
Imagine seu filho saindo do ensino médio, fazendo cursinho, estudando muitas horas por dia, finais de semana e feriados. Tudo para enfrentar o vestibular. Depois de muito sacrifício, ele é aprovado para Medicina em uma faculdade particular, e aí é preciso enfrentar as altas mensalidades. A família se aperta para realizar o sonho do filho médico. No entanto, dois, três anos depois, uma surpresa bombástica: a faculdade está falindo. O que fazer? A quem recorrer?
No Brasil, casos dramáticos como esse estão cada vez mais comuns. Faculdades particulares com situação financeira duvidosa continuam fazendo vestibulares e aprovando mais e mais alunos para obter lucro, mas deixando muitos alunos sem perspectiva de concluir a faculdade.
Afinal, o Ministério da Educação não deveria fiscalizar a qualidade do ensino e a saúde financeira dessas instituições, antes da falência?
O fechamento inesperado de cursos de graduação foi o tema do Participação Popular do dia 21 de março, debatido pelos seguintes convidados: Sólon Caldas, diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior; Ricardo Martins, consultor legislativo da Câmara dos Deputados; e Dep. Glauber Braga (PSB-RJ). Apoio da TV Câmara Municipal do Rio.