Participação Popular

20/12/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

20/12/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Participação Popular discute doação de órgãos

O número de doadores de órgãos no Brasil dobrou nos últimos dez anos e, com isso, também o número de cirurgias: de 7.500 transplantes realizados em 2003, para 15.141 em 2012. Mais de 50% das famílias brasileiras, ao perder um ente, são favoráveis à doação de órgãos. Este é o maior índice de aprovação à doação do mundo.

Mas a fila à espera por um órgão ainda é muito grande: são 38.759 pacientes em 2013, apesar de uma redução de 35% em relação a 2010. O Ministério da Saúde afirma que em alguns estados, como Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal, já não há fila de espera para transplante de córneas, porque a capacidade instalada dos serviços especializados e a quantidade de doações são suficientes para atender à demanda atual. Mas e a espera por outros órgãos como coração e fígado?

Os hospitais preparados para a cirurgia estão concentrados em poucas capitais. O que fazer para ampliar o programa de transplantes de órgãos no país? Esse foi o tema do debate ao vivo no dia 20/12/2013.

Convidados: Daniela Salomão, médica nefrologista, membro da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) em Brasília; Canrobert Oliveira, oftalmologista e fundador do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB); Renato Padilha, coordenador da Comissão Nacional dos Pacientes Renais; e Dep. Dr. Ubiali (PSB-SP).

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE