Participação Popular
13/12/2013
Participação Popular discute ilusões do consumidor brasileiro
A cada ano, a imagem do brasileiro, pelo menos nas emissoras de tevê, é de um consumidor pleno, aquele que faz de tudo para adquirir o último produto do mercado e satisfazer o desejo criado pelas publicidades.
O Brasil tem até Black Friday, mesmo que isso não seja assim tão brasileiro, ou pelo menos entendido pelos consumidores. Afinal, será que todo mundo sabe o que significa Black Friday? O consumidor mais atento percebeu que os descontos prometidos não se concretizaram, foram bem menores dos que são praticados nos Estados Unidos, onde surgiu o Black Friday, e que é a meca do consumo. Parece que os preços aqui aumentaram antes da grande promoção.
Será que o brasileiro não está pegando o caminho do exagero consumista, do desperdício e supérfluo? Somos uma nação capitalista, mas não podemos ser capitalistas responsáveis? Mais equilibrados? Qual é a realidade do consumismo brasileiro?
O Participação Popular é apresentado por Fabricio Rocha na TV Câmara e também na Rádio Câmara, às 18 horas, ao vivo.
Convidados: Fabio Iglesias, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB); Carlinhos Beauty, consumidor; e Elias Farjado, autor do livro “Consumo consciente, comércio justo – conhecimento e cidadania como fatores econômicos".