Participação Popular

22/11/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

22/11/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Participação Popular discute cotas para negros em concursos

O governo mandou para o Congresso Nacional projeto de lei que prevê cotas raciais em concursos públicos. De acordo com levantamento da Secretaria de Igualdade Racial, em 2004, 22% dos funcionários públicos federais eram negros. Nove anos depois, esse número chegou a 30%. A Secretaria espera que esse percentual chegue a pelo menos 50%. Mas será que não bastaria cota nas universidade para melhorar as condições de vida do negro no país?

A proposta do governo chega em regime de urgência, por isso tem de ser votada em 45 dias ou tranca os trabalhos do Plenário, e causa muita polêmica. O projeto prevê 20% das vagas em concursos federais para negros. Você concorda com essa nova cota? Por que o índio ficou de fora dessa cota?

Convidados: Augusto Bello de Souza Neto, presidente da Associação Nacional dos Concurseiros; Dora Bertúlio, procuradora-chefe da Fundação Cultural Palmares; Dep. Edson Santos (PT-RJ); José Roberto Ferreira Militão, advogado, ativista contra o racismo; Nelson Inocêncio, coord. Núcleo de Estudos Afro-brasileiros UnB.

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE