Participação Popular

21/01/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

21/01/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Crise nas prefeituras

 A situação de crise administrativa encontrada na maioria das administrações municipais do país nesse início de exercício é resultado de endividamento somado à queda de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
O endividamento é histórico. Provém da captação de empréstimos, e, em casos como o de São Paulo, já é 200% maior do que toda a arrecadação do estado em um ano.

A Lei de Responsabilidade Fiscal deixou brechas a permitir que alguns administradores deixem dívidas para as próximas gestões.
Já o FPM, de transferência obrigatória de recursos da União às cidades, sofreu baixas impostas pelo Governo Federal para combater os efeitos da crise econômica.
Atualmente, estão em crise os cofres de 97,37 % dos municípios em 19 estados. Mais de 4 mil cidades tiveram de apertar os cintos para tentar equilibrar as contas, especialmente com redução das despesas de custeio, de investimento e do quadro de servidores.

Os serviços públicos foram diretamente atingidos, especialmente a saúde - área mais afetada -, seguida do setor de transporte, ambos serviços considerados essenciais para a população.

Entre no debate. Participe da discussão com especialistas, parlamentares e o povo nas ruas de Brasília. Mande suas perguntas e sugestões pelo telefone 0800 619 619 ou pelo email participacaopopular@camara.leg.br. Acesse também o endereço www.tv.camara.leg.br e entre no nosso "videochat".

Em janeiro, o Participação Popular vai ao ar, diariamente, das 18h às 19h, pela TV e pela Rádio Câmara. Ao vivo. Não deixe de participar você também.

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES