Participação Popular

15/01/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

15/01/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

O Participação promove debate sobre empreendedorismo

O processo para abertura e manutenção de empresas no Brasil é complexo e envolve tanta burocracia que muitos ainda optam por se manter na informalidade. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o tempo médio gasto para uma empresa ser aberta no País é de 119 dias. O custo para abrir uma empresa também é alto. Segundo o estudo Quanto Custa Abrir uma Empresa no Brasil, o valor é três vezes superior ao do grupo dos outros países em desenvolvimento conhecido como Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

E, para quem já está no mercado, outro desafio é enfrentar a carga fiscal brasileira, que é uma das maiores do mundo.

O que tem sido feito nos últimos anos para facilitar a vida de quem quer ser empresário num país é considerado com um dos melhores potenciais empreendedores do mundo? Quais as conquistas dos últimos anos? E que ainda precisa ser feito no setor?

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE