Participação Popular

26/08/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

26/08/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Participação Popular debate os direitos das empregadas domésticas

As empregadas domésticas querem ter direitos trabalhistas iguais aos de todos os demais brasileiros. Até hoje elas não têm direitos como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a multa de 40% sobre seu saldo, em caso de demissão sem justa causa, salário família, horas-extras, adicional noturno, seguro-desemprego e várias outras conquistas dos demais trabalhadores. Essa profissional que vive dentro da casa das pessoas, mas cumprindo tarefas, nem sempre é tratada como uma trabalhadora.

Existem hoje no País oito milhões de domésticas, segundo estimativa da Federação Nacional da categoria. O Participação Popular reuniu empregadas, patrões e representantes da Secretaria Especial da Mulher do governo federal e de ONGs para debater os direitos das empregadas e o que pode mudar na legislação. A resistência por mudanças é maior do que se pensa.

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES