Participação Popular

12/08/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

12/08/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Participação Popular mostra alternativas ao uso das sacolas plásticas

São distribuídas, no mundo, entre 500 bilhões e um trilhão de sacolas plásticas por ano. No Brasil, são 800 sacolas por ano para cada pessoa. Um produto que tem custo zero para o cliente, mas requer injeções de recursos para solucionar as complicações que causa a longo prazo.

O plástico leva cerca de 400 anos para se decompor nos aterros sanitários ou nos lixões. O uso de material descartável em excesso resulta no acúmulo de lixo que vai parar nos bueiros, nos rios e nos mares e mata animais. O governo, por sua vez, precisa fazer altos investimentos para limpar essa bagunça.

O que as pessoas fazem com o saquinho plástico em casa? Quem aproveita a sacola? Tem gente que usa a sacola apenas para carregar um produto, enquanto existem várias alternativas como as bolsas de feira, as sacolas retornáveis e os carrinhos. O Ministério do Meio Ambiente lançou a campanha “Saco é um saco” para estimular o consumo consciente das sacolas. A ideia é recusar, sempre que possível, as sacolinhas que já se tornaram vilãs internacionais e são encontradas até mesmo em locais considerados paraísos ecológicos.

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES