Participação Popular

07/08/2026

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

07/08/2026

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Participação Popular | Agosto dourado: benefícios da amamentação

Amamentar é um ato de amor, mas também precisa de rede de apoio e informação. O mês de agosto ganha a cor dourada para lembrar o padrão ouro de qualidade da nutrição infantil: o leite materno. Ele funciona como uma verdadeira "primeira vacina" para o bebê, recheado de anticorpos, nutrientes e na temperatura exata que a criança precisa para crescer forte e protegida de infecções.

Os benefícios vão muito além da saúde física do recém-nascido: amamentar fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho, auxilia na recuperação do corpo da mulher no pós-parto e reduz os riscos de câncer de mama e de ovário a longo prazo.

Por outro lado, amamentar nem sempre é fácil. Por trás da imagem bonita e romantizada do aleitamento, existem desafios reais que muitas mães enfrentam em silêncio:

  • Dores, fissuras e ingurgitamento mamário (o famoso "leite empedrado");
  • A pressão psicológica pelo mito do "leite fraco";
  • A falta de tempo e de estrutura no retorno ao mercado de trabalho após a licença-maternidade;
  • E, acima de tudo, a ausência de uma rede de apoio firme dentro de casa e no ambiente de trabalho.

Garantir o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida — e complementar até os dois anos ou mais — não é uma responsabilidade apenas da mulher. É um dever da família, da sociedade, do mercado de trabalho e do Estado.

O Participação Popular busca respostas para a pergunta: como tornar a jornada da amamentação mais leve, acolhedora e segura para a mulher?

As convidadas deste programa são:

➡️ Olívia Lucena, diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Integral da Secretaria de Atenção Primária à Saúde - Ministério da Saúde;

➡️ Sonia Salviano, integrante do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar – IBFAN Brasil;

➡️ Patrícia Schimin, nutricionista; e

➡️ Verônica Linder, jornalista e especialista em aleitamento materno.

Participe enviando sua pergunta ou comentário pelo canal da TV Câmara no YouTube ou pelo WhatsApp: (61) 9 9620-2573.

Interaja nos comentários usando a hashtag #ParticipaçãoPopular nos comentários.

 

Apresentação: Jaciene Alves
Direção: Chiaro Trindade
Produção: Danielle Vaz

Participação Popular

Estreia: sexta-feira, às 12h (ao vivo). | Reprises: sexta-feira, às 18h; / sábado às 13h e às 19h; / domingo, às 23h; / segunda-feira, às 21h; / terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE