Participação Popular

29/01/2026

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

29/01/2026

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Participação Popular | Proteção dos pets

O Brasil é um dos países que mais ama animais de estimação. Somos uma das maiores populações pet do mundo: mais de 160 milhões de animais vivem em lares brasileiros, sendo cães e gatos os mais numerosos.

Mas se o brasileiro gosta tanto de animais em suas casas, como explicar ações de barbárie, como a que na semana passada vitimou o cão comunitário Orelha, em Florianópolis, e que virou uma comoção nacional? Infelizmente, Orelha não é apenas um caso isolado. Ele se tornou símbolo da contradição que vivemos: ao mesmo tempo em que os animais são tratados como membros da família em milhões de lares, ainda convivemos com abandono, maus-tratos e violência.

Esta edição do Participação Popular é dedicada à memória do cão Orelha. Que sua história nos ajude a refletir sobre saúde pública, sofrimento animal, abandono nas ruas, castração responsável, prevenção de doenças, adoção consciente e, sobretudo, sobre como transformar indignação em ação. Os convidados do programa são:

➡️ Leonardo Nápoli, membro do Conselho Federal de Medicina Veterinária;

➡️ Nivea Orso, da Comissão Especial de Proteção e Defesa dos Animais (OAB/DF);

➡️ Deputado Ronaldo Nogueira (Republicanos-RS).

Você, espectador, também pode nos enviar a sua dúvida ou opinião sobre o assunto pelo canal da TV Câmara no YouTube ou pelo WhatsApp: (61) 9 9620-2573.

Apresentação: William França
Direção: Iroã Simões
Produção: André Lage

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE