Participação Popular
19/01/2026
Participação Popular | O valor da felicidade
Em 1970, o pequenino Butão, país do himalaia, criou o conceito de Felicidade Interna Bruta - FIB. Era uma contraposição ao produto interno bruto, que mede o crescimento do país por medidas econômicas. A FIB leva em conta qualidade de vida, bem-estar psicológico, valores culturais e preservação ambiental. De lá para cá o tema da felicidade ganhou destaque como um objetivo social e pessoal fundamental na sociedade contemporânea, sendo abordada na mídia, ciência e consumo de produtos diversos, de cursos a experiências.
Mas será que essa expectativa social para ser feliz a todo custo melhorou a nossa vida? E mais do que isso, o que é felicidade? Como a gente sabe se é feliz? Essa é uma medida pessoal ou coletiva?
Esse é um conceito tão complexo que nós brasileiros, país do carnaval e do samba ocupamos o 36º lugar num ranking de felicidade global. E aí a filosofia tenta nos dar uma ajudinha. O historiador e pensador da cultura Luiz Antonio Simas diz que a gente aqui não faz festa porque a vida é boa, mas exatamente pelo inverso.
O Participação Popular mergulha no tema para esclarecer todas as dúvidas sobre o valor da felicidade. Os convidados deste programa são:
➡️ Régis Guimarães, administrador aposentado e instrutor de meditação da Sociedade Vipassana de Meditação;
➡️ Wander Pereira - psicólogo, professor da Universidade de Brasília – UnB;
➡️ Deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), autor do projeto que insere felicidade e fraternidade como uma matéria obrigatória na educação brasileira;
➡️ Clóvis de Barros Filho, doutor e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Palestrante há mais de quinze anos no mundo corporativo, consultor e autor.
E direto da Rodoviária de Brasília, a repórter Fernanda de Bretanha pergunta o que as pessoas pensam sobre a felicidade.
Você, espectador, tem alguma dúvida sobre o assunto? Mande a sua pergunta pelo canal da TV Câmara no YouTube ou pelo WhatsApp: (61) 9 9620-2573.
Apresentação: Vania Alves
Direção: Iroã Simões
Produção: Danielle Vaz
Repórter: Fernanda de Bretanha
Produção: Umberto Pinheiro