Participação Popular

16/01/2026

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

16/01/2026

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Participação Popular | Apiários brasileiros

As abelhas, tal como as conhecemos, existem há 42 milhões de anos. Essa hipótese surgiu depois que foram descobertos pedaços de âmbar transparente envolvendo abelhas. Mas, na Espanha, há registro de abelhas em arte rupestre do período neolítico. Elas também aparecem na tumba de Ramessés IX, no Egito. Já o mel aparece em textos dos sumérios, que viveram na Mesopotâmia em 5 mil antes de Cristo.

Passaram-se 7 mil anos e muito da arte de criar abelhas e extrair seu mel continua presente na vida humana e, no Brasil, se consolidou como uma importante atividade econômica. O país é um dos maiores produtores de mel do mundo.

Os temas deste Participação Popular são a produção do mel e a importância das abelhas para a agricultura. Os convidados do programa são:

➡️ Sérgio Farias, presidente da COOPMEL; e

➡️ Davi Ramos, pesquisador do Instituto Federal Goiano.

Apresentação: Vania Alves
Direção: Rosana Ferreira
Produção: Fabio Medeiros

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE