Participação Popular

14/01/2026

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

14/01/2026

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Participação Popular | Arborização urbana

No Brasil, as áreas arborizadas variam muito de estado para estado, de cidade para cidade e, especialmente, entre as áreas dentro de cada cidade. A arborização é imprescindível para que uma cidade seja um lugar agradável para a população viver. As árvores nos dão sombra, diminuem a temperatura cada vez mais alta dos bairros, e ainda ajudam a capturar CO2 da atmosfera. E isso contribui, em muito, para reduzir a temperatura geral da terra.

Na Câmara, está sendo analisado um projeto de lei que cria a Política Nacional de Arborização Urbana. O projeto já foi aprovado em três comissões e está agora na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Paralelamente, o Governo Federal instituiu o PlaNAU – Plano Nacional de Arborização Urbana, que tem objetivos semelhantes. Um dos maiores problemas no Brasil é que, em geral, as áreas mais pobres são justamente as que têm menos árvores.

O Participação Popular mergulha no tema para entender melhor a importância da arborização urbana, como o Brasil está lidando com isso e qual é o impacto nas regiões mais carentes de árvores. Para isso, reunimos neste programa um time de especialistas no assunto que é composto por:

➡️ Caio Frederico e Silva, professor do Depto. de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo da UnB;

➡️ Jennifer Viezzer, coordenadora-geral de adaptação dos ambientes urbanos à mudança do clima do Ministério do Meio Ambiente - MMA;

➡️ Gisseli Giraldelli - diretora da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - BAU, na região Centro-Oeste; e

➡️ Deputado Nilto Tatto (PT-SP), coordenador da Frente Ambientalista na Câmara dos Deputados.

Apresentação: Mariana Monteiro
Direção: Jackson Villela
Produção: Cristiane Sampaio

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE