Participação Popular

12/01/2026

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

12/01/2026

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Participação Popular | Suplementação alimentar: Necessidade x Uso Abusivo

Você já pesquisou pelos termos “suplementos e vitaminas” na internet? Se sim, viu surgir uma sequência infinita de anúncios e produtos que prometem curar todos os seus problemas, da falta de músculos à ausência de disposição. O mercado brasileiro de suplementos alimentares faturou somente em 2023, cerca de R$ 6,4 bi e a perspectiva é alcançar a cifra de R$ 10,8 bi até o final do ano de 2028 de acordo com estudo realizado pela consultoria Your Side. Uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais Congêneres concluiu que 59% da população brasileira adulta consome algum tipo de suplemento regularmente, 30% por conta própria. Estamos falando de uma gama muito grande de produtos que tem finalidades diferentes. Os produtos clínicos são usados para repor vitaminas e sais minerais que estão em falta no organismo por algum motivo específico. Outro grupo mira o bem estar, a melhoria da energia, relaxamento, humor e por aí vai. E os esportivos prometem te transformar num verdadeiro Sansão. Mas, será que realmente precisamos disso?

Em busca de uma resposta, o Participação Popular recebe o seguintes convidados:

➡️ Alexandre Curvelo, médico nutrólogo;

➡️ Manuela Dolinsky, presidente do Conselho Federal de Nutrição; e

➡️ Deputado Felipe Carreras (PSB-PE).

Apresentação: Vania Alves
Produção: Fábio Medeiros
Direção: Jackson Villela

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES