Participação Popular

10/10/2025

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

10/10/2025

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Participação Popular | Os riscos da falsificação de bebidas

Nas últimas semanas, o Brasil tem enfrentado uma onda alarmante em torno de casos que envolvem bebidas falsificadas e adulteradas. Produtos que deveriam ser sinônimo de celebração estão se tornando uma ameaça à saúde pública e àqueles que apreciam as bebidas destiladas. Casos recentes revelaram a presença de metanol em concentrações acima dos limites toleráveis em algumas dessas bebidas. O metanol, substância altamente tóxica, pode causar cegueira, danos neurológicos e até levar à morte.

Os últimos dados do Ministério da Saúde indicam pelo menos 4 mortes confirmadas em 3 estados: SP, PR e RS e outras dezenas de mortes e casos em avaliação. As autoridades sanitárias e as que cuidam da fiscalização tributária estão nas ruas, em dezenas de operações, para retirar de circulação bebidas falsificadas - ainda que não tenham correlação com o metanol.

Afinal, o que está acontecendo com as bebidas que estão sendo vendidas no país? Quais são os riscos, reais, de qualquer um de nós comprarmos uma bebida que esteja adulterada? Será possível identificar se uma bebida é original ou não?

Para responder essas e outras perguntas sobre o tema, o Participação Popular recebe os seguintes convidados:

➡ Claudio Maierovitch, médico sanitarista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz);

➡ Isabel Davila, delegada da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF);

➡ Deputado Kiko Celeguim (PT-SP), relator do PL 2307/07 que torna crime hediondo a adulteração de bebida;

➡ Eduardo Cidade, da Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD).

Você tem alguma dúvida sobre o assunto? Mande a sua mensagem, a sua pergunta pelo canal da TV Câmara no YouTube ou pelo WhatsApp: (61) 9 9620-2573.

Apresentação: William França
Direção: Iroã Simões
Produção: Danielle Vaz

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE