Participação Popular

15/08/2025

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

15/08/2025

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Participação Popular | Exploração de menores na internet

Erotizar ou expor crianças e adolescentes a comportamentos que são de adultos. Como a chamada adultização pode levar à perda da infância e quais os prejuízos para a saúde mental e emocional das vítimas?

Esta semana, o assunto ficou no centro das atenções depois da divulgação de um vídeo feito pelo youtuber, Felipe Bressamin Pereira, conhecido como Felca. Ele denunciou vários casos de exploração de menores e fez alerta quanto aos riscos das redes sociais e da internet para as crianças.

O assunto ganhou repercussão em todo o país. E na Câmara dos Deputados, apenas em um único dia, foram apresentados cerca de 30 projetos para punir e prevenir a adultização de crianças e adolescentes.

O que precisa ser feito para garantir a segurança das nossas crianças? Que medidas precisam ser tomadas com urgência para coibir os crimes praticados na internet contra crianças e adolescentes?

O Participação Popular entra nesta discussão juntamente com os seguintes convidados:

➡ Fernanda Jota - Psicóloga da infância e adolescência;

➡ Marcela Furst - Presidente da Comissão de Direito da Família – OAB/DF;

➡ Deputado Dimas Gadelha (PT-RJ);

➡ Rodrigo Nejm - Especialista em educação digital e psicólogo.

Você tem alguma dúvida sobre o tema? Participe por meio do chat do nosso canal no YouTube ou pelo nosso WhatsApp – (61) 9 9620-2573.

Apresentação: Jaciene Alves
Direção: Iroã Simões
Produção: Danielle Vaz

Equipe externa:
Repórter: Raissa Lomonte
Produção: André Lage
Cinegrafista: Claudio Adriano
Auxiliar: Rodrigo

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES