Participação Popular
04/07/2025
Participação Popular | A sociedade e o feminicídio
O número de feminicídios no Brasil, em 2024, atingiu o maior número da série histórica: 1.459 mulheres foram mortas apenas por serem mulheres. O que equivale a quatro assassinatos por dia. O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking de países que mais matam mulheres em razão de gênero no mundo. É o que mostra o mapa da violência 2025, divulgado pelo Ministério da Justiça.
A lei que tipificou o crime de feminicidio no código penal completou 10 anos este ano. Mesmo com a lei, o número de mulheres mortas continua subindo. No ano passado a legislação foi alterada aumentando a pena para o crime, que pode chegar a 40 anos de prisão.
Por que o Brasil ainda é um país violento para as mulheres? Como identificar uma situação de violência que pode culminar com um crime tão bárbaro? O que vem sendo feito pelo poder público para apoiar mulheres vítimas de violência doméstica?
O Participação Popular busca respostas para essas e outras perguntas sobre o tema. O programa recebe as seguintes convidadas:
➡️ Estela Bezerra: secretária nacional de enfrentamento à violência contra mulheres do Ministério das Mulheres;
➡️ Adalgisa Aguiar: promotora de justiça e coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos do MPDFT;
➡️ Dep. Soraya Santos (PL-RJ): integrante da Comissão Especial sobre Violência Obstétrica e Morte Materna da Câmara dos Deputados.
Apresentação: Jaciene Alves
Direção: Iroã Simões
Produção: Danielle Vaz