Participação Popular

04/07/2025

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

04/07/2025

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Participação Popular | A sociedade e o feminicídio

O número de feminicídios no Brasil, em 2024, atingiu o maior número da série histórica: 1.459 mulheres foram mortas apenas por serem mulheres. O que equivale a quatro assassinatos por dia. O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking de países que mais matam mulheres em razão de gênero no mundo. É o que mostra o mapa da violência 2025, divulgado pelo Ministério da Justiça.

A lei que tipificou o crime de feminicidio no código penal completou 10 anos este ano. Mesmo com a lei, o número de mulheres mortas continua subindo. No ano passado a legislação foi alterada aumentando a pena para o crime, que pode chegar a 40 anos de prisão.

Por que o Brasil ainda é um país violento para as mulheres? Como identificar uma situação de violência que pode culminar com um crime tão bárbaro? O que vem sendo feito pelo poder público para apoiar mulheres vítimas de violência doméstica?

O Participação Popular busca respostas para essas e outras perguntas sobre o tema. O programa recebe as seguintes convidadas:

➡️ Estela Bezerra: secretária nacional de enfrentamento à violência contra mulheres do Ministério das Mulheres;

➡️ Adalgisa Aguiar: promotora de justiça e coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos do MPDFT;

➡️ Dep. Soraya Santos (PL-RJ): integrante da Comissão Especial sobre Violência Obstétrica e Morte Materna da Câmara dos Deputados.

Apresentação: Jaciene Alves
Direção: Iroã Simões
Produção: Danielle Vaz

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES