Participação Popular

21/10/2024

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

21/10/2024

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Participação Popular - Alzheimer e outras demências

No Brasil, mais de um milhão e oitocentas mil pessoas vivem com demência, 70% dos casos têm o diagnóstico de alzheimer. As projeções indicam que esse número deve triplicar até 2050. Segundo o ministério da saúde, essas estimativas são baseadas em poucos estudos feitos na região sudeste, por isso é possível que os números estejam subestimados.

A demência é a quarta causa de morte em pessoas com 70 anos ou mais, no Brasil. No caso do alzheimer, o diagnóstico precoce é o maior aliado para retardar o avanço da doença, que é degenerativa e não tem cura. Por ano, são diagnosticados cerca de 100 mil novos casos no país.

Como identificar o alzheimer e outras demências? Quais os primeiros sinais? Como deve ser o tratamento? E como as famílias podem lidar com os parentes que recebem esse diagnóstico?

Para responder a essas e outras perguntas, o Participação Popular reúne especialistas no assunto.

CONVIDADOS NO ESTÚDIO:

➡ Dr. Einstein Camargos - médico geriatra do Centro Multidisciplinar do Idoso da Universidade de Brasília;

➡ Dr. Carlos Uribe - Médico Neurologista.

💻 PELO ZOOM:

➡ Dep. Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR)

➡ Elaine Mateus Presidente da Federação Brasileira de Associações de Alzheimer – Febraz.

Apresentação: Jaciene Alves
Direção: Iroã Simões
Produção: Fábio Medeiros

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE