Participação Popular

09/09/2024

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

09/09/2024

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Participação Popular - O Brasil está pegando fogo!

Estiagem prolongada, altas temperaturas, ondas de calor, baixa umidade relativa do ar, ventos intensos, uma combinação que favorece o surgimento de incêndios florestais, que se espalham pelo país deixando um cenário desolador.

Literalmente 'O Brasil está pegando fogo!' e coberto pela fumaça. Os especialistas apontam que a fumaça está vindo, principalmente, da região sul da Amazônia, que inclui os estados do Amazonas, Pará e Mato Grosso. A Amazônia Legal registra o maior número de focos de incêndio em 19 anos.

Na última terça-feira (3/9), Brasília teve o dia mais seco da história e a umidade relativa do ar chegou a 7%. O ideal é que fique acima de 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde. A capital do país está há quase 140 dias sem chuva.

A situação é dramática em várias regiões do Brasil. O país já registrou, em 2024, o maior número de incêndios florestais dos últimos 14 anos. O fogo devastou áreas de biomas, como Amazônia, Pantanal e o Cerrado. O país está sofrendo com o calor, a baixa umidade relativa do ar e com a fumaça que se espalha por várias cidades.  Esse é o assunto desta edição do Participação Popular.

Nossos convidados são:

➡️ Isabel Belloni Schmidt - Professora de Ecologia da UnB;

➡️ Deputado Marangoni (União-SP);

➡ Suely Araújo - coord. Políticas Públicas do Observatório do Clima;

➡️ Thais Bannwart - Greenpeace Brasil. 

Apresentação: Jaciene Alves
Direção: Iroã Simões
Produção: Fábio Medeiros

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES