Panorama
02/01/2015
A Posse da presidenta Dilma Rousseff e os desafios do novo governo
O dia primeiro de janeiro foi marcado pela posse da presidenta Dilma Rousseff para o segundo mandato à frente do Palácio do Planalto. Cerca de 30 mil pessoas acompanharam a cerimônia.
Em seu discurso de posse no Plenário da Câmara dos Deputados, Dilma anunciou que enviará em breve ao Congresso um pacote de medidas de combate à corrupção. Ela também afirmou que no segundo mandato fará ajustes na economia sem trair compromissos sociais, e que a educação será a prioridade das prioridades de seu governo.
Análise. Neste primeiro programa do ano foi entrevistado o cientista político Luciano Dias. Ele repercute o novo cenário político brasileiro.
O discurso da presidenta Dilma foi ouvido com atenção por deputados e senadores. Até a oposição reconheceu as boas intenções, mas lembrou que vai ser difícil conciliar as novas metas com o ajuste nas contas públicas para conter a inflação.
A presidenta empossou também os 39 ministros que compõem sua equipe de governo. Destes, 15 foram reconduzidos aos cargos. O PT tinha 15 ministérios e perdeu duas pastas. O PMDB, que tinha cinco, ganhou mais um. O PSD ficou com dois ministérios. Já PCdoB, PDT e Pros ficaram com um ministério cada. Vamos conhecer agora todo o ministério do segundo mandato de Dilma Rousseff.
Especial Desafios para o Brasil. A partir de agora, você vai acompanhar uma série de reportagens sobre as grandes questões que os governantes eleitos vão enfrentar. Durante todo o mês de janeiro o Panorama vai mostrar os desafios na educação, saúde, mobilidade urbana, emprego, segurança pública e outros. A gente começa com o tema educação. O repórter Luiz Gustavo Xavier se debruçou sobre o tema. Ele foi até o Recife, onde está a melhor escola pública de ensino fundamental do Brasil.