Panorama
14/01/2011
Câmara debate propostas de combate à violência contra crianças e mulheres
Histórias de violência estão no segundo bloco desta edição. De acordo com estatísticas da ONU, 57% dos abusos sexuais cometidos contra crianças e adolescentes, em todo o mundo, são interfamiliares, isto é, o agressor é integrante da família ou alguém com uma relação de confiança com a vítima. Na Câmara, estão em debate dez propostas que transformam o abuso sexual de crianças e adolescentes em crime hediondo.
As agressões contra as mulheres no Brasil continuam chamando a atenção de autoridades e políticos. Dez mulheres são mortas por dia no Brasil, mesmo depois de quatro anos da aprovação da Lei Maria da Penha pelo Congresso. Os dados revelam que a maior parte das vítimas já havia procurado a polícia por agressões anteriores.
O Panorama mostra ainda a história do Tenente-coronel da Aeronáutica Alfeu de Alcântara Monteiro, morto por colegas militares por não apoiar o golpe militar que derrubou o presidente da República João Goulart, em 1964. Mais de quatro décadas depois de sua morte, Alfeu pode ser incluído entre os Heróis da Pátria.