Panorama
03/12/2010
Reportagem especial confirma que política e religião andam juntas
Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostra entre outras coisas, em quais instituições o brasileiro mais confia.
O resultado, cuja apuração coincide com o período de campanhas eleitorais, mostra que a Igreja Católica saltou de sétimo para o segundo lugar no ranking. Perdeu apenas para as Forças Armadas. Os números confirmam a máxima que diz que religião e política sempre andaram juntas. A repórter Paula Bittar mostra que na última campanha eleitoral, não foi diferente. Temas como aborto e casamento gay - e a própria crença ou não em Deus - foram muito usados e, com sucesso, para influenciar o eleitor.
Este bloco também destaca as votações no plenário da Câmara. Os deputados aprovaram esta semana mais uma medida provisória e reduziram para nove o número de MPs que aguardam votação. A MP aprovada autoriza a União a usar recursos do Fundo Soberano do Brasil para capitalizar empresas estatais através da compra de ações, expediente já utilizado por Petrobrás e Banco do Brasil. E, na sessão extraordinária, os deputados aprovaram as novas regras para a distribuição de royalties do petróleo. A proposta foi aprovada, mas a polêmica continua.
O presidente em exercício da Câmara, deputado Marco Maia, também acha que o presidente Lula deve vetar parte deste projeto do Pré-Sal aprovado esta semana. O deputado também falou sobre os projetos que pretende colocar em votação na próxima semana e destacou a compensação para os estados que perdem receita com a Lei Kandir e o Fundo de Combate à Pobreza. Ele disse ainda que, se houver acordo entre os líderes partidários, vai incluir outras propostas na pauta.