Panorama
18/06/2010
Reportagem especial: deputados estudam proposta que aumenta pena para pedofilia
Não importa o país, as crenças ou a religião. Ultimamente, a pedofilia parece estar em todo lugar: nas escolas, igrejas e, principalmente, dentro dos lares. De acordo com estatísticas da ONU, 57% destes abusos sexuais, em todo o mundo, são praticados por pessoas da mesma família, ou seja, o agressor é o pai, o padrasto, o primo, o tio ou outra pessoa que tem uma relação de confiança com a criança. Aqui na Câmara, dez propostas que transformam o abuso sexual de crianças e adolescentes em crime hediondo estão em discussão. Os parlamentares querem aumentar as penas para este crime que perturba a sociedade. É o que mostra a primeira reportagem da jornalista Paula Bittar sobre o tema. Na segunda reportagem, na semana que vem, o Panorama vai falar de uma nova forma de pedofilia ainda mais difícil de ser combatida: a praticada via internet.
Ainda neste bloco, você também vai ver a pressão de servidores por aumentos salariais. Policiais militares e bombeiros causaram muita confusão e empurra-empurra esta semana aqui na Câmara. Eles vieram pressionar pela votação da PEC 300, proposta que cria um piso salarial nacional para a categoria. Já os aposentados tiveram duas vitórias esta semana.
A Comissão de Constituição e Justiça aprovou um projeto que recupera o valor das aposentadorias. Se for aprovado em plenário, quem se aposentou há dez anos atrás, com 3 salários mínimos, receberá hoje o correspondente aos mesmos três salários. E o presidente Lula sancionou na última terça-feira o reajuste de 7,7% para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo. Este reajuste, aprovado pelo Congresso Nacional, foi maior do que a proposta inicial do governo, de 6,14%.
O Panorama também explica como ficou o texto da lei que permite o uso das tornozeleiras e pulseiras eletrônicas para os presos em regime semiaberto. Fruto de muita discussão aqui no Congresso, a lei foi sancionada pelo presidente Lula esta semana. A expectativa é que a medida ajude a reduzir a população carcerária.