Palavra Aberta
25/08/2023
Roseana Sarney homenageia bicentenário do poeta Gonçalves Dias na Câmara
Em agosto de 1823 nascia no Maranhão Antônio Gonçalves Dias um dos notabilizados como “poeta nacional do Brasil” que é uma espécie de panteão em que um escritor representa pela sua obra a identidade ou princípios de uma cultura nacional.
Por sua importância na história da literatura brasileira podemos dizer que Gonçalves Dias incorporou uma ideia de Brasil à literatura nacional. Além de poeta Gonçalves Dias foi advogado jornalista etnógrafo e teatrólogo.
Seus textos estão entre os expoentes do romantismo brasileiro e do “indianismo” – quando esse conceito sequer era tão conhecido como hoje – pois foi um ávido pesquisador das línguas indígenas e do folclore brasileiro.
E é sobre o poeta que escreveu o poema “Canção do Exílio” entre outras tantas obras importantes que conversamos com a autora do requerimento de sessão solene em homenagem ao bicentenário de Gonçalves Dias que é a deputada Roseana Sarney (MDB-MA) que tem uma longa e exitosa carreira política retorna como deputada federal neste mandato.
Apresentação: William França
Produção: Rosana Ferreira