Palavra Aberta
28/07/2020
Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura
O Plenário da Câmara aprovou o texto do acordo que torna o brasil membro fundador do banco asiático de investimento em infraestrutura (PDC 1158/18). O documento foi assinado em 2015, em Pequim.
O deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP) criticou a adesão do Brasil, que deve investir U$ 10 bilhões ao longo de 3 anos. O parlamentar afirma que não há garantia de investimentos no país.
O relator, deputado Rubens Bueno (Cidadania-PR), rebateu críticas à proposta, que ainda depende de aprovação do Senado. Ele afirma que a adesão do Brasil como membro fundador vai possibilitar uma gama de investimento maior para o país, principalmente neste momento de crise, agravada pelo novo coronavírus.
Pelo acordo, os recursos seriam aplicados em projetos sustentáveis de saneamento, desenvolvimento urbano e telecomunicações, por exemplo.
Apresentação: Jaciene Alves