Palavra Aberta
07/03/2024
Ricardo Ayres quer aumento da pena para crime de estelionato afetivo
Você, certamente, já ouviu alguma história ou conhece alguém que acabou sendo lesado, perdeu muito dinheiro ou mesmo foi vítima de algum crime, pelo simples fato de ter conhecido alguém num aplicativo de relacionamento – e se apaixonado. O chamado “Golpe do Amor”.
A criação do PIX, a facilidade de acessar contas bancárias por aplicativos e a popularização dos APPs de relacionamento alteraram o modus operandi dos bandidos. E se formaram até mesmo quadrilhas. Além de um problema social, é uma questão policial, também.
Um levantamento da Divisão Antissequestro de São Paulo mostrou que, no ano passado, 96% dos casos de sequestro registrados foram de vítimas que tinham acessado algum aplicativo de namoro. Dos 51 casos, 49 ocorreram assim. Em todos eles, as vítimas foram homens.
Para tratar do projeto de lei que altera o Código Penal e aumenta a pena para o crime de estelionato quando o autor mantiver relação afetiva com a vítima, que conversamos com o seu autor, deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) que está em seu primeiro mandato aqui na Câmara.
Apresentação: William França
Direção: Chiaro Trindade
Produção: Rosana Ferreira