Palavra Aberta
28/11/2023
Padre João fala sobre mortalidade das abelhas causadas por agrotóxicos
As abelhas são insetos que produzem mel. Mas, o mel é uma parte mínima do que ela faz. O grande serviço é a polinização das plantas. Por exemplo: 75% das plantas utilizadas como alimentos para os humanos dependem da polinização para se desenvolverem. E mais ou menos dois terços delas, ou 66% desse conjunto de plantas, se valem das abelhas como polinizadores.
Apesar de toda a importância e da relevância do trabalho das abelhas/ e de o Brasil – que tem mais de 2.000 espécies de abelhas nativas – ser um dos maiores produtores de mel do mundo, com quase 60 toneladas por ano, recentemente estão sendo registrados casos de mortandade desses insetos no país. Bilhões deles.
O sumiço de colmeias e de populações de abelhas nativas, denominado de Distúrbio do Colapso das Colônias, tem entre as possíveis causas o desmatamento, doenças, variedades transgênicas e alterações climáticas (principalmente temperatura). Mas o maior vilão é o agrotóxico. Para falar sobre uma audiência pública que tratou sobre os casos de mortalidade de abelhas, em virtude do uso indiscriminado de agrotóxicos, o deputado Padre João (PT-MG), conversa com o Palavra Aberta.
Apresentação: William França
Produção: Rosana Ferreira
Direção: Fernanda Vanacôr Bretanha