Expressão Nacional
11/03/2014
Expressão Nacional discute reforma agrária
Há 50 anos, o presidente João Goulart promoveu um comício histórico no Rio de Janeiro e anunciou as grandes reformas que pretendia fazer, entre elas a reforma agrária. O evento foi um dos estopins para o golpe que derrubou Jango e enterrou seus projetos.
Mas nem mesmo no período democrático houve empenho para colocar em prática a tão esperada reforma agrária. Segundo o Incra, no governo Dilma foram assentadas em média apenas 19 mil famílias por ano; enquanto Lula e Fernando Henrique assentaram em seus primeiros mandatos, respectivamente, 90 mil e 72 mil famílias.
As organizações que lutam pela redistribuição das terras reclamam que esperavam mais do governo e querem uma política mais agressiva.
Por que o governo não consegue atender à demanda dos assentamentos? Como convencer os ruralistas, cuja bancada é uma das maiores do Congresso Nacional? Falta apoio para manter os pequenos agricultores na terra?
Convidados:
Zenildo Pereira Xavier, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag); Dep. Marcon (PT-RS); Dep. Júnior Coimbra (PMDB-TO) e Érica Borges, presidente substituta do Incra.
Confira a íntegra do programa sobre o tema.