Expressão Nacional

29/10/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

29/10/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Expressão Nacional discute aposentadoria especial

O trabalhador brasileiro se aposenta por idade quando completa 65 anos, no caso dos homens, ou 60 anos para as mulheres. E cada trabalhador tem que contribuir por 35 e 30 anos com o INSS respectivamente. Esta é a regra geral, mas são muitas as exceções. Até 1995, havia no país aposentadorias especiais por categorias profissionais. Desde então, passou-se a exigir que o profissional comprove efetivamente exposição a agentes nocivos à saúde para receber o benefício.

Um exemplo são os policiais militares, que têm direito à aposentadoria com menos tempo de contribuição. No Congresso, tramitam vários projetos semelhantes de aposentadoria especial, para construção civil, frentistas, garçons, cozinheiros, radialistas, taxistas, motorista de ônibus, carteiro e mecânico. Várias categorias querem tratamento diferenciado. O Governo Federal não apoia as propostas e prevê um rombo de mais de R$ 22 bilhões na Previdência Social caso os projetos sejam aprovados.

Você é a favor ou contra a aposentadoria especial? O governo federal tem razão em não apoiar projetos que dão direito à aposentadoria especial a categorias como frentistas, radialistas e empregados da construção civil? Como ficaria a Previdência Social? Esse é o tema do Expressão Nacional.

Expressão Nacional

Debate sobre grandes temas da agenda nacional, com deputados e representantes do Governo e da sociedade civil.

Ao vivo: quarta-feira, às 9h. | Reprises: quinta-feira, às 22h; sexta-feira, às 21h; sábado, às 8h e às 23h30; e domingo, às 14h30.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE