Expressão Nacional
20/11/2012
Expressão Nacional discute os custos de logística no Brasil (bl.1)
Segundo estudo recente divulgado pela Fundação Dom Cabral, os custos com logística comprometem, em média, 13,1% da receita bruta dos setores produtivos brasileiros. Em alguns setores, como o de Bens de Capital e Construção, esses custos comprometem mais de 20% da receita. De acordo com o levantamento, as más condições das estradas e a falta de integração dos modais de transporte apresentam um custo logístico de aproximadamente 12% do PIB brasileiro, com perdas de US$ 83,2 bilhões por ano.
Para ajudar a corrigir esse problema, a Câmara aprovou uma medida provisória que cria a Empresa de Planejamento e Logística (EPL). A ideia é que a EPL planeje todo o setor de transportes e logística no Brasil e conceda a construção, manutenção e capacidade operacional de 10 mil km de ferrovias com financiamento do BNDES. Mas quanto tempo será necessário para que o País consiga diminuir esses gargalos e diminuir os custos do setor produtivo? Quanto o Brasil deixa de crescer em razão dos problemas de infraestrutura?
Você também pode participar dessa discussão. Mande sua opinião pelo e-mail expressaonacional@camara.leg.br, pelo telefone 0800-619619 ou pelo twitter@Xnacional.