Expressão Nacional

12/04/2011

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

12/04/2011

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Expressão Nacional aborda crescimento da violência no País (bl.1)

A violência no Brasil é epidêmica, atinge principalmente a juventude e, nos últimos dez anos, migrou das áreas mais pobres das regiões metropolitanas do Sudeste para concentrar-se no interior e nas periferias das capitais do Nordeste. Os dados são do Mapa da Violência, levantamento anual feito pelo Instituto Sangari, com apoio do Ministério da Justiça.

A Organização Mundial de Saúde considera epidêmica taxa superior a 10 homicídios para cada 100 mil habitantes e no Brasil, em quase 30 anos, o número de homicídios passou de 30 para 52,9 em cada 100 mil jovens. No Nordeste, onde os índices de violência mais cresceram, somente nos últimos dez anos, os homicídios aumentaram 65%; os suicídios, 80%; e os acidentes de trânsito, 37%. Já São Paulo foi o estado que teve a maior redução no número de homicídios: 56%; seguido pelo Rio de Janeiro, onde a queda foi de 28,7%.

O que fazer para barrar a interiorização da violência no país? Que políticas públicas foram responsáveis pela queda nos índices de grandes metrópoles do Sudeste como São Paulo e Rio de Janeiro? É o que debatem, ao vivo, no Expressão Nacional de terça-feira, 12 de abril, os deputados Luiz Couto (PT-PB) e Fernando Francischini (PSDB-PR), e a socióloga Maria Stela Grossi (UnB). Foi convidado também representante da Secretaria de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

Expressão Nacional

Debate sobre grandes temas da agenda nacional, com deputados e representantes do Governo e da sociedade civil.

Ao vivo: quarta-feira, às 9h. | Reprises: quinta-feira, às 22h; sexta-feira, às 21h; sábado, às 8h e às 23h30; e domingo, às 14h30.

NOSSAS REDES