Expressão Nacional
27/04/2010
Hidrelétrica de Belo Monte em debate no Expressão Nacional (bl.1)
A hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), é o maior empreendimento energético do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A usina poderá gerar até 11 mil megawatts de potência, mas sua construção é cercada de polêmica entre ambientalistas, especialistas e governo.
Vencido por um consórcio liderado pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), subsidiária da Eletrobras, o leilão de construção da usina só foi realizado depois que o Tribunal Regional Federal derrubou uma liminar da Justiça de Altamira (PA), que suspendia o certame e a licença ambiental concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Especialistas apontam o risco de a hidrelétrica vir a produzir menos energia, a um custo maior para os investidores. Ambientalistas temem os impactos sociais e ambientais na região. Já o governo sustenta que a hidrelétrica é fundamental para evitar risco de apagão futuro no País.
A hidrelétrica de Belo Monte ocupará parte da área de cinco municípios do Pará: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu.