Expressão Nacional
13/04/2010
Expressão Nacional debate a reforma do Código Florestal (bl.1)
Ambientalistas e ruralistas estão em pé de guerra por causa das propostas de reforma do Código Florestal que tramitam na Câmara dos Deputados. Uma comissão analisa 11 projetos com mudanças, entre elas a revogação do texto, de 1965. Muitas propostas têm o apoio de quem atua no agronegócio, os ruralistas, mas os ambientalistas temem que a lei, que hoje garante a preservação das florestas, seja desfigurada para privilegiar a agricultura e termine por acelerar o desmatamento.
Alguns parlamentares não querem discutir esse assunto neste ano, para evitar a contaminação eleitoral do tema, defendem que seja adiada para 2011. Mas há quem discorde, por considerar que a lei está ultrapassada e atrapalha o desenvolvimento do País.
O Expressão Nacional quer esclarecer as dúvidas e explicar as vantagens e desvantagens da reforma do código ambiental. Será que ela ameaça as florestas? O meio-ambiente deve ser preservado em detrimento do progresso das cidades? Como produzir alimentos sem desmatar?
Já confirmaram presença no debate os deputados Sarney Filho (PV-MA), presidente da Frente Ambientalista na Câmara, e Luis Carlos Heinze (PP-RS), um dos principais líderes da bancada ruralista; e do diretor da Fundação SOS Mata Atlântica. Também convidamos a presidente da Confederação Nacional da Agricultura, senadora Kátia Abreu (DEM-TO).